AERO Magazine
Busca

Higiene em todo o mundo

GRU Airport conquista certificação internacional por segurança sanitárias

Aeroporto internacional de São Paulo é o primeiro a receber a Certificação de Saúde Aeroportuária da ACI


Procedimentos sanitários no aeroporto de Guarulhos está entre os mais rígidos do mundo

Receba as notícias de AERO diretamente no TelegramWhatsApp e Instagram

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, se tornou a primeira no país a conquistar o Credenciamento de Saúde Aeroportuária emitido pela International Airport Council International (ACI), que avalia as medidas de saúde e higiene adotadas para promover a segurança dos passageiros, frequentadores e funcionários. 

O certificado avalia uma série de processos sanitários realizados pelo aeroporto em todos seus sistemas, incluindo acessos aos terminais, áreas de check-in, processos de segurança, portões de embarque, lojas, praças de alimentação, equipamentos como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira, de atendimento ao cliente, cuidados com bagagens, desembarque e instalações como banheiros e demais áreas de convivência.

As exigências sanitárias se tornaram ainda mais rígidas após a pandemia de covid-19, que teve no transporte aéreo seu principal vetor para disseminação internacional. Os aeroportos se tornaram fundamentais no combate a nova doença, ampliando regras de higiene e distanciamento social.

"A conquista dessa importante certificação só foi possível com o esforço de todos da Gru Airport e principalmente com a ajuda da equipe da Anvisa, que exerce muito bem seu papel de órgão fiscalizador e sempre nos auxiliou com as orientações e na implantação das melhores práticas sanitárias”, afirmou Miguel Dau, diretor de operações da GRU Airport.

De acordo com o diretor geral da ACI, Dr. Rafael Echevarne, os aeroportos da América Latina e do Caribe adaptaram seus procedimentos às recomendações do CART da ICAO e às melhores práticas do setor. “O ACI Airport Health Accreditation dá aos aeroportos a oportunidade de demonstrar aos passageiros, funcionários, reguladores e governos que os aeroportos estão priorizando a saúde e a segurança de uma forma mensurável e estabelecida, ao mesmo tempo que validam suas próprias medidas e processos”, disse o Echevarne.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/09/2020, às 10h00 - Atualizado às 10h39


Mais Notícias