Reporte de avistamento de grande balão ocorre após casos de abate de objetos voadores sobre os EUA
Um grande balão branco foi avistado por pilotos civis próximo de Honolulu, no Havaí. Um alerta foi emitido pelo controle de tráfego aéreo para aeronaves que estavam voando na região.
Um dos comunicados, supostamente emitido, foi publicado no twitter, informando que o balão estava em uma altitude entre 40.000 e 50.000 pés.
BREAKING: Large white balloon spotted by several pilots east of Honolulu, Hawaii; alert sent out to all nearby aircraft pic.twitter.com/QNJdEp0eM6
— Intel Point Alert (@IntelPointAlert) February 20, 2023
"O Comando Indo-Pacífico dos EUA está ciente dos relatórios de um grande balão branco avistado por aeronaves civis. Estamos analisando os relatórios e não temos nada adicional neste momento", infomou o comando ao site War Zone.
Dados de aplicativos de rastreamento de voos mostram que um P-8 Posideon, da Marinha dos Estados Unidos, está voando na região como a localização do balão.
A “Large White Balloon” has been spotted by Airliners 524 nautical miles NE of Honolulu and ATC is asking if anyone sees it. 🎈👀 0100 Zulu via @thebaldgeek and @InfantryPilotpic.twitter.com/RxdiiQGU1X
— Thenewarea51 (@thenewarea51) February 20, 2023
Embora balões meteorológicos sejam diáriamente lançados, para coleta de dados diários, ou para pesquisas atmosféricas de longa duração, o avistamento ocorre poucos dias após o abate do balão chinês (descrito como espião pelos EUA) e de outros três objetos, ainda não identificados, e o presidente norte-americano, Joe Biden reportou que manterá a vigilância e controle sobre objetos que sobrevoem o país e que sejam considerados uma ameaça aos interesses nacionais. "Se algum outro objeto apresentar uma ameaça à segurança do povo americano eu o derrubarei", afirmou.
Por André Magalhães
Publicado em 20/02/2023, às 10h05