Entidade forneceu transporte e horas de voo para helicóptero utilizado em lançamentos de água
A Airbus Foundation divulgou que em colaboração com o Centro de Crise e Apoio do Ministério da Europa e Relações Exteriores da França, realizou um amplo esforço para combater os incêndios florestais na Bolívia.
A fundação ligada ao fabricante europeu cedeu um A330neo para transportar 38 bombeiros e equipamentos franceses de Segurança Civil para a Bolívia. Os voluntários participarão do combate aos incêndios que já devastaram mais de dois milhões de hectares da Amazônia boliviana.
Além disso, em cooperação com a HeliAmerica, uma operadora de helicópteros boliviana com sede no departamento de Santa Cruz, a Airbus Foundation ofereceu 45 horas de voo para avaliar as áreas afetadas e um helicóptero H125 Esquilo também foi usado para combater ativamente incêndios com a ajuda do equipamento "bambi bucket", que pode transportar até 800 litros de água.
Entre os dias 3 e 5 de setembro dois H125 operavam na área de Concepción, na parte leste do país, quando lançaram mais de 500 toneladas de água e ajudou a limitar os incêndios e impedir que as chamas atingissem comunidades da região.
A Airbus Foundation espera colaborar com mais algumas horas de voo nos próximos dias, oferecendo maior efetividade a crise ambiental na Bolívia.
Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação
Publicado em 11/09/2019, às 15h00 - Atualizado às 15h19
+lidas