AERO Magazine
Busca

Controle avançado

Força aérea recebe mais um avião para vigilância da Amazônia

Embraer avança na modernização das aeronaves radar E-99M


Segundo E-99M modernizado entregue para a FAB

E-99 foi desenvolvido nos anos 1990 como parte da estratégia de vigilância da Amazônia e das fronteiras do Brasil

A Embraer entregou para à Força Aérea Brasileira o segundo E-99E, um avião de alerta aéreo antecipado (AWACS, na sigla em inglês). A aeronave passou por um extenso programa de modernização, ampliando suas capacidades e integrando seus sistemas ao sistema de guerra centrada em rede, que incluirá em breve o caça Gripen E/F.

O avião pousou na última quinta-feira (17) na Ala 2, na base aérea de Anápolis, em Goiás e continuará a ser operado pelo 2°/6° GAv – Esquadrão Guardião. O E-99M faz parte do sistema de vigilância da Amazônia e de defesa aérea nacional, podendo ser utilizado para controle de espaço aéreo contra alvos em caso de guerra e ainda para combater tráfegos aéreos ilegais, como aeronaves a serviço do tráfico internacional de drogas e armas.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Os aviões monitoram o espaço aéreo de uma vasta área visualizando todo andamento da operação entre os caças brasileiros e aeronaves consideradas hostis. Considerado um centro de controle com asas, o E-99M permite controlar a missão, indicar com exatidão o local onde estão as aeronaves hostis, evitar que os caças brasileiros acionem seus radares, entre outros.

Um dos destaques deste tipo de aeronave é sua capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral. O avião tem sido protagonista em ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.

Militares da FAB durante recebimento do segundo E-99M

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/12/2020, às 14h30 - Atualizado às 22h26


Mais Notícias