Caça F-39 Gripen da FAB chega ao Brasil e seguirá para base em Anápolis, em Goiás
A FAB (Força Aérea Brasileira) recebeu, na noite desta segunda-feira (23) mais uma unidade do novo caça F-39 Gripen. A aeronave, que recebeu a matrícula 4108, chegou ao porto de Navegantes, Santa Catarina, após vinte e um dias de viagem desde a Suécia.
Após o desembarque, o jato foi transportado por via terrestre até o Aeroporto Internacional de Navegantes, em uma operação que contou com a participação de diversas entidades, incluindo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O deslocamento, de pouco mais de dois quilômetros, foi concluído na madrugada de terça.
No aeroporto o F-39 Gripen passará por uma série de procedimentos técnicos antes de seguir para a Base Aérea de Anápolis (BAAN). Entre os preparativos estão a instalação do assento ejetável, abastecimento e a revisão de sistemas essenciais para o voo.
Segundo o Coronel Aviador Saulo Vinícius Sobreira, coordenador da operação, a chegada do Gripen é um passo importante na modernização da defesa aérea do Brasil. “A capacidade operacional e a sofisticação dessa nova aeronave a tornam um avanço estratégico na defesa aérea do país e a incorporação à frota consolida a posição do Brasil como líder da América Latina em termos de defesa e segurança”, disse.
Por Micael Rocha
Publicado em 25/09/2024, às 07h20