FAB avalia operar no máximo 50 caças F-39 Gripen e pauta está discussão no Ministério da Defesa
A FAB poderá encomendar um novo lote de caças F-39 Gripen, mas em um total bastante inferior ao planejado inicialmente. Atualmente a força aérea avalia comprar ao todo cinquenta aviões, ao invés dos 66 planejados recentemente.
Assim, o novo lote terá apenas catorze caças, ao invés de trinta como era planejado até meados do ano passado. Ainda que não exista nenhuma confirmação oficial, a informação foi publicada pela Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (27).
De acordo com o jornal, o assunto está sendo discutido no Ministério da Defesa e ainda não teria sido discutido oficialmente com a Suécia e a SAAB.
Ainda segundo a Folha de São Paulo, o governo brasileiro poderia aumentar o pedido atual, de 36 aviões através de "um aditivo equivalente a no máximo 25% do valor inicial da compra de 39,3 bilhões de coroas suecas (R$ 17,7 bilhões)". Tais valores seriam feitos através de um financimento entre os países e válido pelos próximos 25 anos.
A aquisição de um segundo lote já havia comentado pela FAB no governo anterior, quando foi mencionado um número total de aviões de 66 unidades. Originalmente o plano era superar a marca dos cem caças, algo que parece cada dia mais distante.
A FAB já recebeu seis F-39E Gripen, que são operados a partir da base aérea de Anápolis, em Goiás, sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea - esquadrão Jaguar.
Vale lembrar que o contrato assinado em 2015, que envolve 36 caças, sofreu algumas mudanças. A mais significativa delas é referente produção de quinze unidades do modelo E, de um assento, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Inicialmente, o programa previa a produção também do modelo F, de dois assentos, no Brasil.
Em comum acordo a FAB e a SAAB optaram por não mais produzir os seis Gripen F no Brasil, que serão integralmente montados na Suécia. A alegação oficial é que o novo acordo permitirá produzir mais unidades do Gripen E no Brasil, reduzindo os custos finais.
A linha de montagem brasileira foi inaugurada no início do ano pelo presidente da República. Em território nacional já são montados alguns conjuntos estruturais do caça, na unidade da SAAB em São Bernado do Campo, na grande São Paulo.
Também está na pauta Brasil e Suécia, conforme já foi noticiado na AERO Magazine, a compra do cargueiro multimissão da Embraer C-390 Millennium pela Suécia. Ainda que não exista nenhuma declaração formal, acredita-se que o Brasil poderá usar a venda cruzada como argumento para compra dos novos caças.
O ministro da Defesa, José Múcio, irá à Suécia para discutir o assunto, mas até hoje o ministério não entrou em detalhes sobre as negociações. O avião brasileiro já foi selecionado por três países europeus, Portugal, Hungria e Holanda. Recentemente a Áustria anunciou que o C-390 seria o seu novo avião de transporte.
Por André Magalhães
Publicado em 27/09/2023, às 17h15
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