A Áutria anunciou que selecionou o Embraer C-390 Millennium para modernizar sua frota de cargueiros
A Áustria se tornou o quarto país europeu a selecionar o Embraer C-390 Millinium para renovar sua frota de aviões de transporte. O ministério da defesa austríaco anunciou que selecionou o cargueiro da Embraer, com previsão de adquirir até quatro aeronaves.
O anúncio foi oficialmente feito pela ministra da defesa, Klaudia Tanner, que afirmou que "após extensos testes, o Embraer C-390 é a única aeronave da classe de vinte toneladas a atender a todos os requisitos".
A Áustria é um tradicional operador do C-130 Hercules e buscava um novo avião que pudesse operar tanto em missões táticas tradicionais, quanto em uma série de novos requisitos multimissão.
Em nota, a Embraer anunciou apenas a seleção do C-390 pela Áustria, sem entrar nos detalhes sobre o número de aviões em negociação ou prazos de entrega. Ainda assim, o ministério da defesa austríaco afirmou que os quatro aviões serão recebidos entre 2026 e 2027.
Os novos aviões irão substituir a antiga frota de C-130K Hercules, capacitando no futuro as forças armadas da Áustria na operação de uma aeronave com multiplas capacidades.
Atualmente mais três países europeus selecionaram o C-390 Millennium: Holanda, Portugal e Hungria, todos membros da Otan. A Força Aérea Portuguesa já está voando, em fase experimental, seu primeiro KC-390, enquanto a Holanda ainda não assinou formalmente o contrato de compra.
Por André Magalhães
Publicado em 20/09/2023, às 09h09
+lidas