Lançamentos de donativos foram executados pelo C-105 Amazonas da FAB em áreas afetadas por inundações
Em resposta às severas inundações que afetaram o Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (9), a Força Aérea Brasileira (FAB) efetuou lançamentos de carga por via aérea para entregar donativos e materiais essenciais às comunidades isoladas.
A missão crítica foi realizada utilizando um C-105 Amazonas, destacado pelo Esquadrão Onça. A carga responsável pelo primeiro lançamento partiu da base aérea de Canoas, direcionado à região de São Jerônimo. Este local foi um dos mais afetados, ficando completamente isolado após as chuvas intensas do início desta semana.
A operação envolveu a precisão do lançamento de 2,4 toneladas de cestas básicas e água mineral, utilizando paraquedas para garantir a entrega segura e eficiente dos suprimentos.
“É para isso que treinamos e nos mantemos sempre preparados. Realizar ações de lançamento de carga em uma área de difícil acesso é gratificante e reflete a capacidade operacional do nosso esquadrão", comentou Kleber Aurelio Saugo, capitão aviador e um dos responsáveis pela missão.
O C-105 Amazonas usado na operação pertence ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça, que fica na base aérea de Campo Grande, mas operada a partir da base aérea de Santa Maria (BASM). Esta escolha reforça a flexibilidade e a prontidão das aeronaves de transporte militar da FAB em atender rapidamente a situações de crise.
Por Micael Rocha
Publicado em 10/05/2024, às 22h25
+lidas