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Avanço de uma tecnologia nacional

FAB avança nos testes de tecnologia criada por empresa brasileira

Novo sistema vai proporcionar melhor compartilhamento de dados entre aeronaves e controle em solo


AEL Sistemas que está desenvolvendo o Link Br2 também criou a tela WAD que será equipada nos Gripen brasileiros e suecos | Foto: AEL Sistemas /Milena Facchini

A Força Aérea Brasileira (FAB) juntamente com a AEL Sistemas deram um passo significativo no desenvolvimento do sistema Link Br2. Durante um encontro entre os dias 30/11 e 02/12, na sede da empresa e na base aérea de Canoas, ambas no estado do Rio Grande do Sul, técnicos e militares apresentaram o sistema de solo do Link Br2.

Foram testados dois sistemas de redes aéreas e terrestres, a Estação Data Link de Comunicação (EDL COM) e a Estação Data Link de Comando e Controle (EDL C2).

O EDL COM, tem por objetivo realizar uma comunicação segura entre a rede de solo e a rede aérea. O sistema “apresenta características como robustez, dimensões reduzidas, mobilidade e gerenciamento remoto”, publicou em nota a FAB.

Já o EDL C2 tem por missão gerenciar no nível de Comando e Controle, todas as ações operacionais das aeronaves participantes da rede aérea. “Nela são concentradas informações transmitidas pelos sensores das plataformas aéreas e também pela síntese dos radares de solo, proporcionando uma consciência ampliada e em tempo real”, completou a instituição militar.

"Ficamos muito felizes em ver este investimento da Força Aérea sendo realizado por uma empresa brasileira. Esperamos que, em breve, nossos caças Gripen estejam operando com o sistema Link-BR2 por todo o Brasil”, mencionou o Barbacovi, major-brigadeiro da FAB.

Caças F-5EM estão sendo utilizados nos ensaios em voo | Foto: FAB

Durante os ensaios de voo foram utilizados dois caças F-5EM na Operação Iris, que teve por objetivo testar a gama de aplicações do sistema Data Link, seja como a comunicação por voz, o compartilhamento de dados por meio do Link-BR2.

O sistema em si irá proporcionar o compartilhamento de informações de radares, troca de mensagens, imagens, entre outros recursos, entre aeronaves e equipes de solo. A nova rede será crucial para o envio e recebimento de importantes dados, que no futuro, serão utilizados nas aeronaves da FAB, como nos caças Gripen, F-5M, A-1M e A-29, os aviões de comando e controle E-99M e os respectivos centros em terra.

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Por André Magalhães
Publicado em 28/12/2021, às 09h35 - Atualizado às 17h57


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