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Prejuízos inesperados

FAA multa Boeing por sensores não aprovados em unidades do Boeing 737

A Federal Aviation Administration (FAA) propôs um multa de quase US$ 20 milhões por conta de violações regulatórias relacionadas a sensores instalados em quase 800 unidades do Boeing 737 MAX e 737NG


Segundo a FAA, os sensores que alimentam os sistemas de orientação de arfagem fabricados pela Rockwell Collins, hoje denominado Collins Aerospace, não possuem aprovação para trabalhar no sistema de orientação do Boeing 737NG e 737MAX. 

Segundo a Boeing, essa descoberta da FAA não envolve um problema de segurança, e que a fabricante cooperou junto à FAA durante as investigações. Questionada sobre a possibilidade de modificar os 737 afetados com estes sensores, a fabricante declarou que “não há problemas com as unidades físicas” e que a multa se justifica por conta da documentação das peças.

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“A Boeing certificou os pedidos de certificados de aeronavegabilidade de algumas aeronaves que continham sensores que não foram aprovados” diz carta da FAA a Lynne Hopper, vice presidente de engenharia da Boeing para aviões comerciais. 

A multa proposta, se aplica aos sensores que alimentam os sistemas de orientação head-up da série 4000 da Collins em 618 unidades do Boeing 737NG e sistemas 6000 em 173 unidades do 737 MAX. A Boeing ainda afirma que “a multa proposta pela FAA refere-se apenas à documentação insuficiente para a validação das peças para o sistema head-up e segundo uma análise detalhada da instalação, foi constatado que essas peças atendem ou excedem todos os requisitos originais, e que a documentação original não foi atualizada corretamente em relação às peças instaladas pelas Boeing.” 

A FAA deu um prazo de 30 dias para que a Boeing desse explicações sobre o ocorrido.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 07/03/2020, às 22h00 - Atualizado às 22h50


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