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Para evitar interferências com o 5G

EUA querem que companhias aéreas substituam altímetros nos aviões

Cronograma de substituição dos altímetros nos aviões visa evitar futuros conflitos com o sinal do 5G


Implantação da tecnologia móvel no entorno de aeroportos foi adiada por conta deste risco - Divulgação
Implantação da tecnologia móvel no entorno de aeroportos foi adiada por conta deste risco - Divulgação

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) vai se reunir com gigantes do setor de telecomunicações e companhias aéreas para chegarem a um acordo para que alguns altímetros de aviões sejam substituídos, nas próximas semanas, a fim de evitar interferências com o 5G.

Os equipamentos fornecem dados sobre a altitude das aeronaves acima do solo e são fundamentais para procedimentos de pousos com mau tempo, porém, no início do ano, várias companhias aéreas norte-americanas suspenderam voos no país por conta deste perigo.

Em janeiro, duas empresas do setor de telefonia móvel haviam concordado adiar a troca de algumas estações rádio-base (ERBs) e desativar outras perto de aeroportos até o dia 5 de julho. A decisão foi tomada horas antes da implantação plena do serviço nestas áreas. No Brasil, as faixas de frequências utilizadas pelo 5G e pelos altímetros serão distintas, o que elimina a possibilidade de interferências.

Também em janeiro, AERO Magazine buscou o posicionamento das companhias aéreas que mantêm ou abrirão novos voos para os Estados Unidos, como a Gol Linhas Aéreas, que voltará a operar na Flórida no próximo dia 13. Na época, ela informou que “está atenta à implantação da tecnologia 5G nos EUA. (...) Seguiremos acompanhando a evolução dessa tecnologia nos mercados em que operamos, incorporando prontamente todas as recomendações dos fabricantes e agências reguladoras.” A Azul Linhas Aéreas, por sua vez, disse que não iria comentar sobre o assunto.

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Marcel Cardoso
Publicado em 04/05/2022, às 16h35


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