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O 'chá de solo' vai acabar

Aviões da Boeing parados há mais um ano poderão voltar a voar em breve

FAA vai emitir diretivas de segurança para permitir que o Boeing 777 com motores PW4000 volte a voar


Problema começou em fevereiro de 2021, por falha não contida em motor de um 777-200 - Hayden Smith
Problema começou em fevereiro de 2021, por falha não contida em motor de um 777-200 - Hayden Smith

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está finalizando três novas diretivas de segurança que podem viabilizar o retorno das operações de alguns Boeing 777 com motores PW4000, da Pratt & Whitney.

As aeronaves estão em solo desde que houve uma falha não contida no motor direito de um 777-200 da United Airlines, após decolar de Denver (DEN), no Estado norte-americano do Colorado, em fevereiro de 2021. Detritos caíram nos arredores sem deixar vítimas, e o avião retornou em segurança, minutos depois.

Segundo o regulador, as novas diretivas vão exigir inspeções e modificações nos motores, antes das aeronaves retornarem às operações comerciais. Basicamente, serão determinadas a instalação de escudos para detritos na proteção interna do propulsor, a modificação da entrada do motor para suportar consequências de falhas não contidas e ações corretivas específicas.

A previsão é de que as diretivas entrem em vigor em abril. A United Airlines é a única companhia aérea norte-americana que possui aviões com motores PW4000, com 52 unidades no total. A Latam Airlines, única operadora do Boeing 777 no Brasil, não foi afetada com as restrições, pois possui aeronaves com motores GE90.

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Marcel Cardoso
Publicado em 10/03/2022, às 11h45


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