AERO Magazine
Busca

Entrega rápida

EUA podem apressar entregas de novos caças à Taiwan por causa da China

Pequim insiste em voos provocativos próximo ao território taiwanês


Nova versão F-16 dispõe de significativas melhorias em comparação as outras versões  | Foto: Divulgação

Os Estados Unidos podem apressar as entregas de caças F-16V Block 70 à Taiwan, pois assim o país poderia se proteger melhor das recorrentes provocações da China, que realizam voos de aeronaves militares bem próximas ao território taiwanês.

O governo do país asiático respondeu à agência Reuters que as compras de armas militares “são rigorosamente planejadas de acordo com as necessidades reais de combate e cronogramas de planejamento".

Pequim considera Taiwan um de seus territórios e não reconhece a independência que o país afirma ter, tais ações criam tensão não apenas entre as duas partes, mas em toda a região.

Taiwan tem atualizado parte de sua frota de 141 caças F-16 A/B, para a versão Block 70, também conhecida como F-16V, 64 unidades já estão no novo padrão. Com novos aviônicos, radar, um sistema de navegação GPS de precisão, entre outras melhorias.

Os F-16V Block 70 de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando a nação com maior número de caças deste modelo na Ásia.

Apesar de fortalecer sua força aérea, que ainda é equipada com caças Mirage 2000, Taiwan ainda fica abaixo do poderio bélico chinês que conta com diversas aeronaves, incluindo o caça furtivo J-20. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 21/01/2022, às 10h15 - Atualizado às 10h32


Mais Notícias