AERO Magazine
Busca

Tensões desde o começo do ano

China envia caças para região próxima à Taiwan pela terceira vez neste ano

Ação chinesa forçou o acionamento de caças da força aérea taiwanesa


Taiwan está investindo em produtos bélicos norte-americanos para se defender da China | Foto: Ministério da Defesa de Taiwan

Aeronaves militares chinesas voaram para a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (Adiz, na sigla em inglês) pela terceira vez neste começo de ano.

A ação da China forçou Taiwan acionar seus caças para interceptar as aeronaves chinesas.

De acordo com o ministério da Defesa de Taiwan, a China enviou caças Shenyang J-16, uma aeronave de guerra eletrônica Shaanxi Y-8 e uma aeronave para missões antissubmarino Y-8.

 Apenas neste começo de janeiro foram nove aeronaves militares da China, sendo cinco caças, que foram rastreadas pelo Adiz taiwanês, só em dezembro do ano passado foram 86 voos.

A China considera Taiwan um território rebelde e demonstra, a bastante tempo, intenções de invadir o pequeno país. Com isso o governo de Taiwan está fortalecendo suas forças, principalmente a força aérea.

No ano passado, a força aérea taiwanesa ativou o primeiro esquadrão com caças F-16V, a versão mais atualizada da aeronave. 

Os F-16V Block 70 de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Siderwinder. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornado a nação com maior número de caças F-16 na Ásia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 06/01/2022, às 10h00


Mais Notícias