AERO Magazine
Busca

Pordução em massa

Caça chinês de última geração entra em fase de produção em série

J-20 se destaca por ser equipado com motor de fabricação chinesa


Caça chinês de 5º geração faz frente aos norte-americanos F-22 e F-35  | Foto: Divulgação

O caça furtivo chinês J-20 entrou em produção em série, abrindo caminho para a força aérea da China receber grandes lotes do seu principal avião. A informação foi divulgada pela empresa chinesa Chengdu Aircraft Industrial Group Co, atráves de suas redes sociais.

O início da produção começou após os problemas com o motor chinês WS-10 serem resolvidos. Um dos maiores entraves do projeto era seu propulsor, que apresentava uma série de deficiências.

"Isso pode ser uma indicação de que a produção do J-20 está aumentando”, disse Fu Qianshao, especialista em aviação militar, ao jornal Globo Times.

Durante o Airshow China 2021, que ocorreu em outubro, a Chengdu Aircraft apresentou oficialmente o caça stealth J-20 equipado com o motor WS-10, de fabricação nacional. O desenvolvimento de um motor local era a última barreira para a China ingressar no seleto grupo de nações com domínio pleno da produção de um avião de combate. Outros caças de fabricação chinesa como o J-10, J-11 e J-16 também já foram submetidos aos testes com o motor WS-10.

A China iniciou seu projeto militar com modelos desenvolvidos na União Soviética, para em seguida desenvolver versões locais, muitas vezes sem autorização. Nas duas últimas décadas o país passou a investir na capacitação industrial local, investindo centenas de bilhões de dólares para permitir o pleno domínio de toda a cadeia de desenvolvimento de produção de aeronaves militares.

O Chengdu J-20 é um caça furtivo de 5º geração, fazendo frente ao russo Su-57 Felon, e principalmente aos norte-americanos F-22 Raptor e F-35 Lightning II.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 13/12/2021, às 13h50 - Atualizado às 15h08


Mais Notícias