Segundo a IATA, há a necessidade urgente de implementar tecnologias de identidade digital para aprimorar a segurança e a eficiência operacional da aviação
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) disse que há a necessidade urgente de implementar tecnologias de identidade digital para aprimorar a segurança e a eficiência operacional da aviação.
O posicionamento foi apoiado por autoridades governamentais e especialistas do setor durante a Sydney Leaders Week, evento organizado pela Qantas e que conta com representantes da Austrália, Canadá, China, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Os especialistas presentes na conferência enfatizaram a integridade de documentos, confiança global e eficiência operacional como benefícios da medida.
"A cooperação global contribui para a segurança dos voos. A adoção de padrões de credenciais verificáveis e identificadores descentralizados é o próximo passo natural para reforçar a segurança, a confiança e a eficiência", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e segurança da IATA.
Os líderes de segurança da aviação destacaram quatro estratégias essenciais para que os governos promovam a transformação digital do setor:
Incorporação de tecnologias de CV e IDD: Integrar essas tecnologias às estruturas de segurança nacionais e internacionais, alinhadas ao Anexo 17 da OACI e aos Programas de Segurança do Operador de Aeronaves (AOSP).
Priorização dos casos de uso de identidade digital: Integrar soluções de identidade digital da aviação às estratégias digitais nacionais.
Investimento em capacitação: Alocar recursos para qualificação de profissionais e infraestrutura necessária.
Engajamento dos grupos de interesse: Promover conscientização e adoção das soluções de identidade digital no setor.
Atualmente, a IATA lidera a iniciativa One ID, que promove padrões de identidade digital globalmente interoperáveis e permite que passageiros verifiquem documentos de viagem antes do embarque e utilizem reconhecimento biométrico nos aeroportos, substituindo documentos físicos.
Além disso, a entidade avança com o Aviation Security Trust Framework, que busca alinhar regulação, colaboração intersetorial e infraestrutura para viabilizar os benefícios da identidade digital na aviação global.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/03/2025, às 09h22
+lidas