Embraer assinou memorando que prevê desenvolver e montar o novo A-29N Super Tucano em Portugal
A Embraer deverá montar em Portugal os futuros A-29N Super Tucano, a versão criada paraa tender aos requisitos da OTAN, a aliança militar ocidental.
A assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) foi assinado entre a Embraer e empresas aeroespaciais portuguesas. O acordo ocorreu durante a visita oficial do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a Portugal.
Entre as empresas portuguesas envolvidas estão o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A.
#NEWS | #Embraer launches the A-29N Super Tucano in NATO configuration. Read full news: https://t.co/SV2w3GUjJ3#EmbraerStories#WeAreEmbraerpic.twitter.com/1QfhTF8kV8
— Embraer (@embraer) April 12, 2023
Entre os tópicos listados no memorando se destaca o desenvolvimento e integração de sistemas envolvendo o A-29 Super Tucano, em especial a versão dedicada a atender as características e necessidades da OTAN.
"O interesse dos países da OTAN nesta aeronave levou a Embraer a anunciar, recentemente, o lançamento de uma nova versão, o A-29N, a qual, temos certeza, será um sucesso no mercado internacional”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Ainda estão inclusos processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, tendo foco em não só ampliar as relações entre as empresas, mas também nas fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação do futuro A-29N Super Tucano.
Entre os diferenciais do novo Super Tucano estão um novo conjunto de datalink, certificação especial para operação de ataque dentro dos requisitos JTAC, que são padrões da OTAN.
Por André Magalhães
Publicado em 24/04/2023, às 13h10
+lidas