AERO Magazine
Busca

Potencial indiano

Embraer oferece à Índia acordo para o C-390 Millennium

A Embraer realizou na Índia o C-390 Millennium Day para promover o cargueiro brasileiro em uma competição da força aérea


C-390 tem encomendas de Portugal e Hungria, além de ter sido selecionado pela Holanda - Embraer
C-390 tem encomendas de Portugal e Hungria, além de ter sido selecionado pela Holanda - Embraer

A Embraer realizou na Índia o C-390 Millennium Day, que reuniu as principais entidades públicas e privadas, assim como do setor de defesa indianas, onde apresentou um panorama de como pode apoiar as iniciativas locais para promoção da indústria aeroespacial.

A Índia tem trabalhado nos programas "Make in India" e "Atmanirbhar Bharat" (Índia autossuficiente), que planeja ampliar a capacidade industrial, em especial no setor aeroespacial. Além de também planejar uma renovação e ampliação da frota da força aérea, que passa por uma expansão de suas capacidades. No início do ano, a Força Aérea Indiana fez um pedido de informação (Request For Information, em inglês) para um avião de transporte médio (MTA), que teve a oferta do C-390 Millennium por parte da Embraer.

"O evento foi uma ótima oportunidade para aprofundar a relação com os players da indústria local e fortalecer o C-390 Millennium no país", afirmou Bosco da Costa Junior, presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. "As conversas foram interessantes e abriram o caminho para construirmos uma proposta customizada para a Índia e a Força Aérea Indiana”.

Embora a Índia não tenha definido um número exato de aviões, o pedido de informações pede detalhes de custos para lotes de 40, 60 e 80 aeronaves, com capacidade de transporte entre dezoito e trinta toneladas.

O C-390 tem capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, com velocidade média de 470 nós (870 km/h) com alcance de 2.820 quilômetros, com payload limitado em 23 toneladas métricas.

Antes do encontro em Nova Déli, a Embraer já havia apresentado o C-390 Millennium na AeroIndia, que aconteceu em fevereiro de 2023. Atualmente o fabricante brasileiro tem uma presença estabelecida na Índia com cerca de quarenta aeronaves, que operam em defesa, aviação comercial e aviação executiva.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 30/08/2023, às 16h00


Mais Notícias