C-390 Millennium e A-29 Super Tucano são as apostas da empresa brasileira para o mercado regional
A Embraer Defesa & Segurança vai irá promover seu portfólio de produtos de defesa e soluções durante a Feira Mundial de Defesa, na Arábia Saudita, que será realizada entre os dias 6 e 9 de março.
“Estamos felizes por ter a oportunidade de nos encontrarmos com parceiros, fornecedores e clientes durante este evento incrível”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
A empresa brasileira visa crescer no mercado do Oriente Médio e para isso irá apresentar os portfólios de seus produtos, como o moderno avião de transporte multimissão C-390 Millennium e o caça de ataque leve A-29 Super Tucano, além de outras soluções de defesa para o setor aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético.
Uma novidade ligada a Embraer estará no estante da Raytheon Technologies que terá uma maquete do sistema de aviônico integrado da Collins Aerospace para o C-390 que proporciona uma maior consciência situacional e outras melhorias.
O avião de transporte brasileiro já alcançou dois mercados estrangeiros, tendo em vista que cinco aeronaves irão equipar Portugal e duas para a força aérea da Hungria.
No Brasil, a Força Aérea Brasileira já conta com cinco unidades da aeronave, os aviões já ultrapassaram 4.800 horas de voo em operação desde que o primeiro Millennium foi entregue à FAB em 2019.
A aeronave pode desempenhar diversas funções como: transporte de cargas (23 toneladas no total), soldados, paraquedistas, veículos militares (destaque para o Astros, veículo lançador de foguetes usado pela marinha e pelo exército), missão de busca e salvamento, missões humanitárias, reabastecimento em voo, entre outras.
Na segunda-feira (7/3), um KC-390 irá à Polônia para resgatar brasileiros refugiados na Polônia, devido ao intenso conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com a FAB, a aeronave vai decolar com 11,5 toneladas de suprimentos humanitários e vai retornar ao Brasil com alguns brasileiros repatriados.
O cronograma previsto é que o KC-390 Millennium decole na parte da tarde. O avião tem previsão de fazer escalas em Recife, Cabo Verde, Lisboa e Varsóvia (capital da Polônia e o destino final). O planejado é que a aeronave retorne ao Brasil na quinta-feira (10) pela manhã.
Por André Magalhães
Publicado em 05/03/2022, às 13h00
+lidas