Em missões de combate, a aeronave poderia lançar armas e suprimentos para tropas em solo, por exemplo.
O KC-390 Millennium concluiu com êxito o primeiro lançamento de cargas pesadas por gravidade e por extração. O teste foi conduzido por militares da Força Aérea Brasileira (FAB) pertencentes ao 1º GTT Esquadrão Zeus
O lançamento aconteceu no dia 22 de fevereiro na Zona de Lançamento (ZL) Guapó, localizada na cidade de Goiânia, a cerca de 70 km da ALA-2 – base aérea sede do KC-390, situada em Anápolis, Goiás. Ao todo foram lançados 245 kg de carga pela porta traseira da aeronave.
Para tal experimento, a tripulação foi composta por um piloto da Embraer e por dois pilotos do esquadrão Zeus. O avião pode fazer o lançamento de cargas de maneira automática, mas é necessário ao menos um mestre de cargas para gerenciar a operação.
“A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa um incremento na operacionalidade do 1º GTT e da FAB, possibilitando a ampliação de nossas capacidades para que possam atuar nos mais diversos cenários”, disse Daniel Souza major e chefe da seção de operações do 1º GTT.
Dia 22/2, o #EsquadrãoZeus realizou o 1º lançamento de cargas pesadas e por extração com a aeronave multimissão KC-390 Millennium.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 4, 2022
Acesse https://t.co/vQqt1fYGrE e confira!#FAB#AsasQueProtegemoPaís#OFuturoÉAgorapic.twitter.com/szJJPFOtrl
Atualmente, a FAB conta com cinco unidades da aeronave, sendo que a força aérea irá operar 22 unidades após o total do pedido ser reduzido e um acordo ter sido formalizado entre os militares e a Embraer; e a posição adotada criou uma inédita crise entre ambos.
A aeronave pode desempenhar diversas funções como: transporte de cargas (23 toneladas no total), soldados, paraquedistas, veículos militares (destaque para o Astros, veículo lançador de foguetes usado pela marinha e pelo exército), missão de busca e salvamento, missões humanitárias, reabastecimento em voo, entre outras.
Na segunda-feira (7/3), um KC-390 irá à Polônia para resgatar brasileiros refugiados na Polônia, devido ao intenso conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. De acordo com a FAB, a aeronave vai decolar com 11,5 toneladas de suprimentos humanitários e vai retornar ao Brasil com alguns brasileiros repatriados.
O cronograma previsto é que o KC-390 Millennium decole na parte da tarde. O avião tem previsão de fazer escalas em Recife, Cabo Verde, Lisboa e Varsóvia (capital da Polônia e o destino final). O planejado é que a aeronave retorne ao Brasil na quinta-feira (10) pela manhã.
Por André Magalhães
Publicado em 04/03/2022, às 10h40
+lidas