AERO Magazine
Busca

Mais um Millennium

Embraer entregou à FAB o quarto KC-390 Millennium

Aeronave amplia capacidade da força aérea e deverá manter apoio as missões humanitárias de combate à pandemia


Quarto Embraer KC-390 entregue para à FAB

Ao longo do último ano o KC_390 foi utilizado especialmente em missões humanitárias no Brasil e no exterior

A Força Aérea Brasileira recebeu o quarto KC-390 Millennium, de um total de 28 aviões encomendados da Embraer. A aeronave, assim como os demais já entregues, serão operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), baseado em Anápolis, em Goiás.

O cargueiro brasileiro deverá entrar em serviço imediatamente, podendo complementar o apoio prestado pela FAB as missões humanitárias decorrentes da pandemia de covid-19. O batismo de fogo do KC-390 foi justamente em 2020, quando passou a voar diversos voos para o Ministério da Saúde transportando equipamentos médicos e medicamentos. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves em missão humanitária à República do Líbano em apoio à população de Beirute, em agosto deste ano.

“Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Antonio Carlos Moretti Bermudez, comandante da aeronáutica.

O avião tem ampliado a capacidade logística da FAB, complementando a frota de aeronaves cargueiras em serviço, assim como dando início a substituição dos veteranos C-130 Hercules, em serviço ativo no Brasil desde meados dos anos 1960.

“Estamos muito satisfeitos com a entrega do quarto C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, pois o avião tem cumprido um papel extremamente relevante em uma série de missões humanitárias dentro do território brasileiro e até mesmo no exterior”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Recentemente Portugal e Hungria assinaram um acordo para aquisição do C-390, colocando a Europa como o primeiro mercado potencial para a aeronaves da Embraer. Um dos destaques é ambos os países serem membros da Otan, a aliança militar do Atlântico Norte. O ingresso na organização permitirá diversos potenciais clientes, incluindo os Estados Unidos, terem condições de avaliar os aviões em operação real.

“O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”, completou Scheneider.

Embraer KC-390

Máscaras e distanciamento se tornaram a rotina do KC-390 desde sua entrada em serviço

Em janeiro é previsto que a FAB envie um dos seus KC-390 para um exercício militar nos Estados Unidos. A manobra permitirá operar o avião em situações complexas, além de permitir que forças aéreas convidadas possam conhecer suas capacidades reais.

Saiba mais...

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium. Vale destacar que o caso brasileiro os aviões podem reabastecer outras aeronaves em voo, assim como também podem ser reabastecidos.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/12/2020, às 14h30 - Atualizado às 15h48


Mais Notícias