AERO Magazine
Busca

Experiência dupla

Embraer e Porsche lançam série especial do Phenom 300E e 911 Turbo S

Projeto exclusivo alia características marcantes entre jato de negócios e superesportivo


Apenas dez unidades da série Duet serão produzidas, Phenom 300E e Porsche 911 Turbo S serão vendidos em conjunto

E se um jato de negócios e um carro superesportivo pudessem ser a extensão da experiência um do outro? A resposta para uma questão pouco usual, mas que pode ser a diferença para diversos usuários da aviação, foi solucionada pela Embraer e a Porsche.

As duas empresas se uniram para criar o projeto Duet, edições limitadas da aeronave Embraer Phenom 300E e do Porsche 911 Turbo S. A ideia combina o design exclusivo, que alia o conceito de velocidade, estilo exclusivo e potência, em um interior personalizado e pintura inspirada um no outro.

A Embraer e a Porsche produzirão apenas dez pares de jatos e carros esportivos do conceito Duet, onde a versão especial do Porsche 911 Turbo S só pode ser adquirido em conjunto com seu par, o Phenom 300E.

Interior do Phenm 300E Duet

Interior do Phenom 300E e do 911 Turbo S da série Duet compartilham mesmo estilo e palheta de cores

Interior do prosche 911 Turbo S da série Duet

“O Duet é um pacote exclusivo desenvolvido em uma colaboração de design com a Porsche. Essa combinação rara e refinada estará disponível somente desta vez, por meio dessa parceria exclusiva”, destacou Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.

O projeto oferece um logo exclusivo que está gravado nos encostos de cabeça dos assentos da aeronave e do superesportivo, assim como uma pintura cinza especial comum aos dois. Outras características exclusivas são os detalhes nas tampas dos porta-objetos, grades de alto-falantes e a porta do avião. A série Duet terá uma placa especial, destacando com um distintivo representando que aquele modelo é um em apenas dez unidades disponíveis.

Os dois fabricantes destacaram que os times de projeto trabalharam conjuntamente para oferecer uma transição onde a inspiração do design da aeronave reflete a do carro e vice-versa. Por exemplo, a costura dos assentos do Phenom 300E foi baseado no disponível no 911 Turbo S, com detalhes no acabamento Speed ​​Blue, cobertura de fibra de carbono e até a tira vermelha que no avião representa a localização do colete salva vidas, criando uma conexão compartilhada.

Detalhe do Porsche 911 Turno S da série Duet

Detalhe do Porsche 911 Turno S da série Duet

“A Porsche e a Embraer compartilham uma série de valores comuns”, disse Alexander Fabig, vice-presidente da área de Personalização e Clássicos da Porsche AG. “Para essa cooperação, utilizamos o know-how de ambas as marcas para trabalhar em conjunto em um par único de veículos que são igualmente atraentes para o seleto grupo de clientes de jatos e carros esportivos”.

Já ao entrar no 911 Turbo S uma combinação única de cores para o volante de forma a combinar com o manche da aeronave. Um dos destaques é que pela primeira vez a Porsche oferece um acabamento em tom claro no teto do carro, similar ao existente na aeronave. Para completar o interior, o relógio do pacote Sport Chrono ganhou o desenho de um horizonte artificial inspirado na aviônica do Phenom 300E.

A aeronave e o carro compartilham a mesma paleta de cores para pintura externa. Outra exclusividade do projeto é que primeira vez a Porsche combinou pinturas brilhantes e acetinadas. A parte superior do carro tem acabamento Platinum Silver Metallic, fazendo a transição para a pintura batizada de Jet Grey Metallic na parte inferior. Ainda há algumas faixas feitas em Brilliant Chrome e Speed ​​Blue, destacando a conexão com o avião.

Uma curiosidade é que o 911 Turbo S do Duet é inteiramente pintado à mão, ao contrário do processo automatizado. Além da necessidade de maior controle na disposição das cores, o método ainda remete ao processo de pintura do Phenom 300E, que em como todo avião o processo é manual.

As rodas de liga leve do carro são pintadas em Platinum Silver Metallic, que conta com detalhes dos aros em Speed ​​Blue, enquanto as entradas de ar são pintadas em Brillant Chrome, criando um efeito similar aos bordos de ataque das asas e das naceles do motor da aeronave. As luzes de LED das portas projetam o logo da colaboração Duet no solo, e os frisos das soleiras das portas tem a icônica inscrição No Step, que é comumente aplicado em áreas que não se deve andar sobre as asas do avião. O alerta é voltado para as equipes de manutenção, mas também é utilizado para delimitar as áreas onde os passageiros podem caminhar em caso de emergência.

Um detalhe final é que o registro da aeronave aparecerá tanto na asa traseira do carro quanto nas laterais da chave.

Volante do Porsche 911 Turbo S da série Duet tem visual e cores inspirados no manche do Phenom 300E

Baixo detalhe do relógio e da costura aplicada no Porsche 911 Turbo S

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 06/11/2020, às 11h00 - Atualizado às 12h41


Mais Notícias