AERO Magazine
Busca

Certame acontece até junho de 2022

Em meio à polêmica a minutas de edital de leilão de aeroportos foi aprovada

Deputados alegam que concessão representa risco de esvaziamento do Galeão


Aeroporto Santos Dumont

Modelo de concessão para o aeroporto Santos Dumont virou alvo de discussão entre políticos do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou as minutas do edital e dos contratos da 7ª rodada de concessão de aeroportos. O leilão está previsto para acontecer no segundo trimestre de 2022.

Eles seguem agora para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Os documentos jurídicos consideram as contribuições da sociedade recebidas por meio da consulta pública realizada entre 22 de setembro e 8 de dezembro e durante a audiência pública virtual realizada no fim de outubro.

Os 16 aeroportos da 7ª rodada serão concedidos em blocos. Dois deles são liderados por dois dos terminais mais movimentados do país: Congonhas (CGH), em São Paulo, e Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro. A inclusão deste último no certame tem sido motivo de muitas discussões entre políticos fluminenses nas últimas semanas.

Na última quinta-feira (16), em um movimento para tentar impedir a participação do terminal carioca no leilão, a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou um decreto legislativo que cancela a licença ambiental para ampliar a pista principal, atualmente com 1.323 metros. Parlamentares creem que o modelo de concessão poderá esvaziar ainda mais o aeroporto internacional do Galeão (GIG), que vem recebendo  movimentação muito abaixo do normal desde o fim dos Jogos Olímpicos de 2016.

Eu não sou contra a concessão do Santos Dumont, mas da forma que está sendo conduzida, ela vai quebrar o Galeão. E nós vamos ter um aeroporto internacional fechado, o que é um contra-senso. Se não tem volume regional, não tem volume internacional; se não tem volume internacional, não tem saída de mercadoria. O próprio Governo Federal se prejudica, já que detém quase metade da concessão do Galeão, aeroporto que já gerou mais de 20 mil empregos. Não dá pra entender esse modelo”, segundo o Presidente da Alerj, o Deputado Estadual André Ceciliano (PT).

O SDU está incluído em um bloco onde estão os aeroportos de Jacarepaguá (RRJ), também na capital fluminense, Montes Claros (MOC), Uberlândia (UDI) e Uberaba (UBA), em Minas Gerais. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o lance inicial será de R$ 324 milhões.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 21/12/2021, às 18h30 - Atualizado em 22/12/2021, às 18h37


Mais Notícias