AERO Magazine
Busca

Internet ultra-rápida e voos cancelados

Delta Air Lines poderá cancelar voos por restrições do 5G nos EUA

Inicio das operações da tecnologia de internet móvel coincidiu com uma das fases mais severas do inverno


A321 da Delta Air Lines

Delta Air Lines trabalha com as autoridades para minimizar o impacto causado pelo sistema 5G | Foto: Divulgação

A Delta Air Lines anuncio que poderá ocorrer cancelamentos de voos para os Estados Unidos, relacionados ao clima e causados ​​pela implantação do novo serviço 5G nas proximidades de dezenas de aeroportos.

O rigoroso inverno norte-americano tem impossibilitado voos em aproximação visual, exigindo procedimentos via instrumentos, que podem sofrer interferência da rede de telecomunicação recém-instalada.

As autoridades de aviação dos Estados Unidos, que restringiram a atividade de voo ao redor dos aeroportos em que a implantação do serviço 5G, no espectro da banda C, está operando. Um dos receios é que a proximidade das frequências adotadas pela internet móvel e os sistemas usados pelos aviões e aeroportos possam causar interferência limitada e comprometer a segurança sob várias condições climáticas.

A Delta, em nota, afirmou que está tomando as medidas necessárias para garantir que a segurança continue sendo a prioridade em conformidade com as diretrizes da FAA, a agência de aviação dos Estados Unidos.

Por ora, as companhias de telecomunicações concordaram em limitar o escopo da implantação do sistema 5G, atrasando a implementação do sistema no redor de alguns aeroportos dos EUA.

“Agradecemos a decisão de limitar a implantação deste serviço perto dos aeroportos”, disse John Laughter, vice-presidente executivo e Chefe de Operações da Delta Air Lines. “Acreditamos que as indústrias podem crescer, inovar e coexistir para o benefício dos consumidores. É por isso que continuamos trabalhando com a FAA, a FCC (sigla em inglês para Federal Communications Commission, ou Comissão Federal de Comunicações) e o setor de telecomunicações para encontrar uma solução prática que permita a adoção da tecnologia 5G, preservando a segurança e evitando interrupções nos voos”.

As autoridades norte-americanas buscam uma solução no curto prazo para atender as necessidades do transporte aéreo e da comunicação, mas não existe um prazo para conclusão dos trabalhos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/01/2022, às 15h00 - Atualizado às 15h30


Mais Notícias