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Na Europa

Companhia aérea usará um tipo de combustível solar em suas aeronaves

Swiss International Air Lines fará primeiro voo com o novo combustível não-poluente em 2023


Startup e companhia aérea construirão duas instalações para a produção do chamado syngas - Divulgação
Startup e companhia aérea construirão duas instalações para a produção do chamado syngas - Divulgação

A Swiss International Air Lines será a primeira companhia aérea do mundo a utilizar um tipo líquido de combustível solar nas suas aeronaves, após fechar uma parceria com uma startup suíça que atua no ramo. 

O anúncio foi feito na terça-feira (1). A Synhelion irá construir a primeira instalação de produção industrial do mundo para a fabricação do combustível em Jülich, na Alemanha. A Swiss, bem como a sua controladora, o Lufthansa Group, irão ajudar a construir uma segunda instalação na Espanha. 

A startup, fundada há seis anos, explicou que o processo de fabricação do combustível solar envolve a criação de grandes painéis solares para refletir a radiação em um receptor. Ele fornecerá calor limpo a temperaturas ultra-altas para produzir ‘syngas’, que consiste em hidrogênio e monóxido de carbono, e que pode ser convertidos em qualquer combustível usando práticas padrão da indústria. Com este argumento, a Synhelion diz que seus combustíveis solares podem reduzir as emissões líquidas de carbono a zero. 

Nosso querosene solar neutro em carbono de última geração é um substituto economicamente e ecologicamente viável para combustíveis fósseis. O compromisso da Swiss e do Lufthansa Group reforça o grande interesse do setor de aviação em nosso combustível solar. E estamos ansiosos para o dia em que a primeira aeronave suíça decolar com nosso querosene solar”, segundo o CEO e fundador da Synhelion, Philipp Furler.

 A empresa planeja produzir 875 milhões de litros de combustível solar por ano até 2030.

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Marcel Cardoso
Publicado em 02/03/2022, às 14h55


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