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Aeroportos inteligentes

Como a Inteligência Artificial pode ajudar na gestão dos aeroportos

A tecnologia, com o auxílio da inteligência artificial, otimiza o monitoramento dos aeroportos


Foto: Luís Neves
Foto: Luís Neves

Seguindo na mesma linha das cidades inteligentes, que têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, os aeroportos inteligentes estão se popularizando. Afinal, tanto as companhias aéreas quanto a gestão dos aeroportos já notaram o quanto a aplicação de tecnologia nesses espaços é vantajosa. 

No ano passado, ao todo, mais de 67 milhões de pessoas voaram pelo Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Justamente para ajudar no controle de tudo o que acontece nas dependências dos aeroportos, recursos tecnológicos como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data Analytics podem ser aplicados a sistemas de monitoramento por vídeo para identificar situações de risco e preveni-las.

Segundo Eduardo Vargas, Business Development Manager no Brasil da Graymatics, empresa de processamento de multimídia cognitiva, nos aeroportos, a grande quantidade de pessoas e objetos circulando a cada minuto combinados às possíveis falhas de comunicação e interpretação humanas são um desafio para a gestão do ecossistema de tráfego aéreo.

Para se ter uma ideia, somente no aeroporto internacional de Guarulhos, cerca de 34,4 milhões de passageiros circularam em 2022. Ao todo, foram 243 mil voos. Já o aeroporto de Congonhas totalizou 18 milhões de passageiros transportados no mesmo período, contextualizou Vargas.“Imagine como é desafiador para as equipes de controle mapearem e comunicarem tudo o que acontece durante o dia nesses locais”.

O executivo explica quais são as possíveis aplicações de processamento cognitivo multimídia, ou seja, tecnologia avançada de software acoplada ao monitoramento por vídeo, para uso em aeroportos de diferentes formas.

  • Bagagem abandonada: Uma prática existente de terroristas é abandonar a mala no aeroporto ou despachar malas e não embarcar no voo. Se alguém não embarca, a companhia aérea precisa tirar a mala da pessoa, mesmo que ela não seja suspeita. Se a operadora utilizar IA, é possível identificar tanto os objetos abandonados, quanto localizar a bagagem de alguém que não embarcou com mais facilidade, evitando atrasos de vôos e melhorando a segurança.
  • Trânsito na pista: As pistas de pouso e decolagem contam com aeronaves, carros, caminhões, ônibus, colaboradores e passageiros circulando ao mesmo tempo. Para aumentar a segurança e reduzir o risco de acidentes, usamos IA para identificar e nomear tudo o que estiver circulando no local, criamos alertas para situações perigosas e ações para prevenção de acidentes.
  • Uso de máscara: Caso haja a exigência de uso de máscaras no local, a IA consegue identificar quem está descumprindo a regra e onde essa pessoa está, para que funcionários do aeroporto possam abordá-la e solicitar o uso de máscara.
  • Monitoramento de aeronaves: Um sistema inteligente conectado às câmeras do aeroporto pode determinar se as turbinas, aeronaves e outros veículos estão em movimento ou parados e, caso estejam se movendo, em que velocidade estão, prevenindo acidentes na pista.
  • Pessoas em áreas de risco: Também muito utilizada em indústrias, a IA permite aos gestores da área demarcar locais em que não deve haver circulação de pessoas comuns, apenas pessoas autorizadas. Caso alguém adentre a área de perigo, o sistema emite um alerta e permite tomar ações rapidamente.
  • Uso de EPIs: Assim como no monitoramento de áreas de risco, existe a possibilidade de uso de IA para verificar se os colaboradores estão utilizando seus equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma correta, facilitando a fiscalização e evitando acidentes de trabalho.
  • Identificação de ações suspeitas ou violentas: Para facilitar e agilizar o tempo de ação das autoridades, situações violentas ou comportamentos suspeitos podem ser captados pelas câmeras e acionar a polícia ou a segurança automaticamente.

Existem diversas aplicações possíveis de processamento cognitivo multimídia em aeroportos – tudo vai depender das necessidades e particularidades de cada um deles. As lojas, por exemplo, podem monitorar filas de clientes nos aeroportos. Também é possível monitorar os galpões onde os aviões estacionam ou auxiliar com manutenção preditiva e muito mais”, disse Vargas.

Redação
Publicado em 08/06/2023, às 10h00


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