AERO Magazine
Busca

Droneshow 2023

Acordo viabilizará tecnologias de drones para delivery no Brasil

Thales e Speedbird Aero fecharam um acordo para o desenvolvimento de tecnologias de drones para delivery


Acordo foi anunciado durante o Droneshow 2023, em São Paulo - Divulgação
Acordo foi anunciado durante o Droneshow 2023, em São Paulo - Divulgação

A empresa de tecnologia Thales e a Speedbird Aero, plataforma de logística de drones, fecharam uma parceria para a criação de sistemas de gerenciamento de tráfego de drones que serão usados para aplicativos de delivery no Brasil.

O acordo foi assinado ontem (10), no DroneShow 2023, em São Paulo. O trabalho conjunto envolverá equipes de engenharia da Thales no Brasil, Estados Unidos e França para desenvolver operações Beyond Visual Line-of-Sight (Bvlos), quando o piloto remoto não tem alcance visual do dispositivo. 

parceria Thales Speedbird Aero
Luciano Macaferri, Diretor-Geral da Thales no Brasil, e Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero - Foto: Divulgação.

Nos próximos três anos, as duas empresas continuarão focadas em estudos de viabilidade econômica de tecnologias, infraestruturas e modelos de negócios para projetos-piloto em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, além de possíveis outras localidades.

"A parceria estratégica com a Thales trará a tecnologia e a expertise necessárias no espaço ATM/UTM para apoiar e expandir as operações comerciais diárias da Speedbird BVLOS no Brasil e em outros países. Será um grande passo na construção de operações de entrega de drones comerciais seguras, escaláveis e sustentáveis”, disse Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

O Brasil deve ser o principal mercado de drones da América Latina e algumas pesquisas, como a realizada pela Drone Industry Insights, estimam que até 2026 esse negócio pode gerar cerca de US$ 373 milhões (R$ 1,84 bilhão) por ano. 

Para a Thales, hoje, duas em cada três aeronaves decolam e pousam usando a tecnologia da empresa e, na sua visão, o país deve continuar trabalhando para estabelecer um ecossistema seguro, com tecnologia de alto desempenho para uma gestão integrada de tráfego que permita o monitoramento, detecção e classificação de aeronaves não tripuladas, com resposta rápida a casos de ameaça e sem riscos para a aviação civil. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/05/2023, às 06h41


Mais Notícias