AERO Magazine
Busca

Após desentendimento

Comandante se tranca e impede a copiloto de retornar ao cockpit durante voo

Comandante do Airbus A330 da SriLankan Airlines trancou-se após desentendimento com uma copiloto em voo de Sydney a Colombo, no Sri Lanka


Empresa aérea e autoridades estão investigando o caso;  comandante do voo foi afastado enquanto ocorrem as investigações - Divulgação
Empresa aérea e autoridades estão investigando o caso; comandante do voo foi afastado enquanto ocorrem as investigações - Divulgação

A empresa aérea SriLankan Airlines está investigando um incidente em que um comandante se trancou no cockpit, impedindo o retorno da copiloto do voo. O caso ocorreu durante um voo de Sydney, na Austrália, para Colombo, capital do Sri Lanka, na segunda-feira (14). Mesmo com a situação inusitada, o avião pousou em segurança no aeroporto de Colombo.

O conflito começou quando a copiloto deixou a cabine do Airbus A330 para ir ao banheiro, e o piloto, após sua saída, trancou a porta, recusando-se a permitir sua reentrada. De acordo com relatos, o capitão ficou irritado porque a copiloto não designou um substituto temporário para permanecer dentro da cabine, como prevê o procedimento de segurança estabelecido pela empresa.

A situação só foi resolvida após a intervenção de um membro da tripulação do voo, que convenceu o comandante, por meio de um interfone, a liberar o acesso à copiloto. Após o pouso, a primeira oficial apresentou uma queixa formal contra o comandante, desencadeando uma investigação pela Autoridade de Aviação Civil do Sri Lanka.

A regra de se manter sempre dois tripulantes no cockpit foi instituída após incidentes anteriores, como por exemplo o caso do copiloto da Germanwings 9525, que lançou o Airbus A320 contra uma montanha ao ficar sozinho na cabine de comando, em março de 2015.

A SriLankan Airlines suspendeu o capitão enquanto a investigação está em andamento e afirmou que está cooperando com as autoridades.

Veja a íntegra do comunicado da SriLankan Airlines sobre o fato:

A SriLankan Airlines confirma que uma investigação está em andamento, de acordo com os regulamentos de aviação civil, em relação ao incidente no voo UL 607 de Sydney para Colombo, ocorrido hoje (14 de outubro).

A companhia aérea está cooperando totalmente com as autoridades competentes, e o capitão foi suspenso enquanto se aguarda o resultado da investigação. A segurança e o cumprimento de todos os requisitos regulatórios continuam sendo as principais prioridades da SriLankan Airlines.

Por Micael Rocha
Publicado em 16/10/2024, às 18h20


Mais Notícias