AERO Magazine
Busca

Cruzex 2024

Novo F-39 Gripen da FAB participará pela primeira vez do Cruzex 2024

Exercício militar Cruzeiro do Sul envolve 16 países e mais de 50 aeronaves, a ser realizado em Natal, RN


Dezesseis países participarão do exercício militar, com mais de 50 aeronaves envolvidas, entre elas o Gripen F-39 da FAB - Saab
Dezesseis países participarão do exercício militar, com mais de 50 aeronaves envolvidas, entre elas o Gripen F-39 da FAB - Saab

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que realizará o exercício multinacional Cruzeiro do Sul (Cruzex) 2024 entre os dias 3 e 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. Participam do exercício militar dezesseis países, com mais de 50 aeronaves envolvidas, além de pessoal especializado em operações cibernéticas e espaciais.

Entre os países que enviam esquadrões de voo estão Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal. Além disso, África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai participam como observadores. O exercício visa promover o treinamento conjunto entre as nações em cenários de conflito aéreo.

A Cruzex 2024 também introduz uma novidade: o domínio cibernético. O exercício contará com o Cruzex Cyber, uma simulação cibernética que busca melhorar a segurança dos sistemas críticos que dão suporte às operações aeroespaciais. Este novo formato emprega um modelo de Capture The Flag (CTF), desafiando as forças a proteger e atacar sistemas virtuais.

O Brasil estará representado por diversas aeronaves, incluindo os caças F-39 Gripen, F5EM, A-1, A-29B, de transporte C-99, C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E-99M e helicóptero H-36 Caracal da FAB, além do A4 da Marinha do Brasil. Outros países, como Estados Unidos, Argentina e Chile, também contribuirão com aeronaves de combate e reabastecimento, como F-15, KC-130 e F-16, entre outros.

O exercício militar Cruzex teve sua primeira edição em 2002, em Canoas (RS), com a participação de Brasil, Argentina e França. Desde então, o exercício multinacional foi realizado em várias localidades, como Natal e Anápolis, reunindo vários países e aumentando o número de participantes ao longo dos anos.

Por Micael Rocha
Publicado em 16/10/2024, às 16h00


Mais Notícias