Azul Linhas Aéreas retoma rota após quatro anos criando conexão entre Araraquara e seu hub, Campinas
A cidade de Araraquara, localizada na Região Central de São Paulo, voltou a ter voos comerciais após quatro anos. A partir de ontem (14), a Azul irá operar quatro voos diários entre o aeroporto Bartolomeu de Gusmão e Viracopos, em Campinas, com mais de 500 assentos disponíveis diariamente. O tempo de voo estimado é de 50 minutos.
A retomada faz parte de um esforço para revitalizar a aviação regional em São Paulo. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), os aeroportos regionais do estado registraram mais de 1,2 milhão de embarques e desembarques entre janeiro e setembro de 2024, com 17,7 mil pousos e decolagens em diversas cidades.
Além de fortalecer o turismo e a economia local, os voos têm como foco inicial atender principalmente à demanda de viajantes corporativos. A Azul Linhas Aéreas também vislumbra expandir o serviço para outros perfis de passageiros, ampliando assim a conexão de Araraquara com outros destinos nacionais e internacionais.
Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, destacou o papel do governo estadual na viabilização dessa retomada, atribuindo o feito a uma política de incentivo à aviação.
“É um dia marcante para a aviação paulista. Estamos trazendo novamente a conectividade aérea para a Região Central, por Araraquara, e isto se traduz em um novo tempo de desenvolvimento”, disse Lucena.
Por Micael Rocha
Publicado em 15/10/2024, às 08h15
+lidas