Serviço radiotelefônico, que transmite informações meteorológicas em tempo real durante o voo para pilotos, será concentrado em uma única unidade
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (Cimaer), órgão de meteorologia subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, concluiu a absorção integral do serviço Volmet, unificando o serviço de informações meteorológicas em um único local. A integração foi realizada em alusão ao mês em que se comemora o Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março.
Instalado nas proximidades da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro e subordinado ao Decea, o Cimaer é uma unidade que provê a prestação do serviço de Meteorologia Aeronáutica, inclusive aos pilotos em voo através do Volmet.
O Volmet é uma transmissão digital ou radiotelefônica (cujo indicativo de chamada feita pelos pilotos é “Meteoro”), que disponibiliza a informações meteorológicas em tempo real durante o voo. Os operadores fornecem aos pilotos dados sobre vento, visibilidade, nuvens, temperatura, pressão atmosférica e outros fatores meteorológicos que podem afetar as operações aéreas.
Antes da integração, o serviço era prestado pelos Centros Meteorológicos de Vigilância, localizados nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta), com suas respectivas sedes em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus. Agora, o sistema está situado em um único local.
O Comandante da unidade, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, destacou a importância do Decea na implementação do projeto de integração do serviço.
“A reposição de recursos humanos e o apoio do subdepartamento técnico do Decea foram pontos cruciais para a conclusão deste ciclo. Também destaco a participação ativa do efetivo do Cimaer, através do trabalho em equipe, que possibilita a prestação de um serviço meteorológico de excelência aos aeronavegantes”, informou o oficial.
Por Micael Rocha
Publicado em 02/04/2024, às 15h18
+lidas