Avião recebeu uma série de melhorias, incluindo aviônicas Garmin G100 NXi e novo motor
O Cessna Turbo Skylane retorna a renovada linha de aviões monomotores da Textron. O icônico avião recebeu uma completa atualização da suíte de aviônicos e de interior, além de melhorias significativas no motor.
A previsão é iniciar as entregas do Cessna Turbo Skylane T182T já em 2023, oferecendo agora melhor desempenho, que inclui velocidade de cruzeiro mais elevada e maior razão de subida.
O Turbo Skylane oferece a suíte de aviônicos G1000 NXi, a mais recente versão do painel da Garmin, motor Lycoming TIO-540 de 235 cavalos de potência, com um turbocompressor Hartzell Engine Technologies (HET) e com sistema de hélice aquecida da McCauley. O modelo ainda dispõe de sistema de oxigênio na cabine, permitindo voar especialmente em grandes altitudes, algo positivo para quem pretende voar longas distancias em altitudes mais elevadas, ou necessita sobrevoar cadeias de montanhas.
A versão Turbo do Skylane foi originalmente introduzido em 2001, mas foi interrompida em 2013, enquanto a Textron se concentrava no lançamento de uma nova gama de produtos, em especial na família de jatos Citation. O Cessna Skylane, com seu motor Lycoming, normalmente aspirado, está em produção desde 1956 com mais de 23.000 unidades entregues.
“O Skylane é um ótimo avião há mais de seis décadas e especialmente popular entre os proprietários de primeira viagem”, disse Lannie O'Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de voo da Textron Aviation.
O Turbo Skylane T182T tem capacidade para quatro pessoas e um alcance estimado de 971 milhas. O teto certificado é de 20.000 pés (6.096 metros) e a velocidade máxima é de 165 nós.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 11/02/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h10
+lidas