AERO Magazine
Busca

Leve e avançado

Novo bimotor da Cessna entra em produção e FedEx será o primeiro operador

SkyCourier promete revolucionar o segmento de aeronaves leves, oferecendo cabine modular entre carga e passageiros


Cessna SkyCourier

Textron espera entregar no primeiro semestre o primeiro Cessna SkyCourier para a FedEx  | Foto: Divulgação

O primeiro exemplar de série do Cessna SkyCourier foi concluído pela Textron Aviation no último dia 4. O modelo está em fase final da campanha de ensaios em voo, com a emissão do certificado de tipo prevista para o primeiro semestre de 2022.

O novo avião da Cessna oferece um novo patamar para o transporte aéreo, com um novo layout de cabine que permite voar como cargueiro, transportando até três containers LD3.

O SkyCourier realizou seu voo inaugural em maio de 2020, em plane acrise sanitária, mas mesmo com limitações diversas as três aeronaves do programa de testes de voo acumularam mais de 2.100 horas. O cronograma atual está dentro do previsto, com todos as fases críticas de projeto e ensaios já concluídas.

A primeira unidade de produção será entregue ao cliente lançador, FedEx Express, que concordou possui um pedido firme para cinquenta aeronaves de carga e opções de mais cinquenta.

Um dos diferenciais do SkyCourier é ser um projeto novo (clean-sheet), o que permitiu a Textron incorporar os mais recentes processos e técnicas de montagem e fabricação na fabricação da aeronave. Ainda que majoritariamente produzido em liga metálica, o avião oferece novos processos de construção e ligas de alumínio mais modernas, incluindo o uso de usinagem monolítica em toda a estrutura da aeronave.

Assim, as principais montagens são “fresadas” a partir de uma única peça de metal em vez de montadas a partir da reunião de peças menores, o que reduz o número total de componentes e torna a montagem mais precisa e fácil.

Segundo a Textron, a facilidade de manutenção foi um dos requisitos básicos do projeto, com o SkyCourier tendo pontos de acesso rápido em toda a aeronave para inspeção e reparos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/02/2022, às 15h30 - Atualizado às 16h28


Mais Notícias