Interceptação acontece em maio as tensões envolvendo a Rússia e a Otan
Interceptações rusas sobre o Mar Negro estão se tornando frequentes | Foto: MoD russo
Caças Su-27 Flanker da Rússia, interceptaram aeronaves militares francesas e norte-americanas na região do Mar Negro, nesta quinta-feira (9).
De acordo com a mídia estatal TASS, “os sistemas russos de controle do espaço aéreo detectaram alvos aéreos voando em direção à fronteira russa e sobre águas internacionais no Mar Negro”.
Entre as aeronaves interceptadas estavam dois caças Mirage 2000, um Rafale e um A300 MRTT, ambos franceses. Além disso, aeronaves de reconhecimento CL-600 Artemis e RC-135 dos Estados Unidos também foram interceptadas . No último dia 3 de dezembro, aeronaves dos EUA também foram acompanhadas por caças russos.
Academia da Força Aérea recebe os quatro primeiros T-27 modernizados
Os três caças Su-27 envolvidos acompanharam as aeronaves militares até uma distância segura do espaço aéreo russo.
Essa interceptação acontece em meio as tensões entre a Rússia, Ucrânia e a Organização das Nações Unidas (Otan). Os ucranianos e as nações da Otan, temem que os russos possam invadir o país vizinho.
Os russos informaram que não querem uma maior aproximação da Otan à fronteira russa, isso porque, de acordo com Moscou, possíveis mísseis balísticos instalados na Ucrânia poderiam chegar em importantes alvos russos.
Por André Magalhães
Publicado em 11/12/2021, às 09h35
+lidas