Moderno radar ECRS Mk2 deverá ampliar as capacidades de guerra eletrônica dos Eurofighter do Reino Unido
Os caças Eurofighter Typhoon, da Real Força Aérea (RAF, na sigla em inglês), serão equipados com um novo radar European Common Radar System Mk2, visando assim a ampliação das capacidades de combate.
Um contrato de cinco anos, com valor de 870 milhões de libras (R$ 5,4 bilhões) foi concedido pelo ministério da Defesa do Reino Unido para as BAE Systems e Leonardo UK.
O novo radar ECRS oferecerá uma maior capacidade de guerra eletrônica, permitindo que o caça possa rastrear e identificar simultaneamente diversos alvos, seja no ar ou em solo. Os primeiros voos do Typhoon com o novo radar estão previstos para 2024.
"Este contrato de £ 870 milhões é um investimento na prontidão e preparação futura de nossos caças para que possamos continuar a mostrar nossa capacidade aérea", disse James Cartlidge, ministro das compras de defesa
O investimento no radar ECRS Mk2 faz parte do pacote de £ 2,35 bilhões (R$ 14,65 bilhões) do governo britânico para a modernização dos caças Eurofighter Typhoon. Além do radar, diversas atualizações complementares possibilitarão o emprego dos aviões até meados de 2040.
Por André Magalhães
Publicado em 05/07/2023, às 09h20
+lidas