Piloto de avião suspeito pousou em uma pista e incendiou a aeronave antes da chegada da polícia
A Força Aérea Brasileira identificou e engajou hoje (4), um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. A aeronave, um Piper PA-28 foi identificado quando voava ilegalmente no oeste do estado do Paraná.
O sistema de alerta brasileiro acionou um E-99 e um A-29 Super Tucano que foram enviados para monitorar a aeronave que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e plano de voo.
Seguindo as medidas de policiamento aéreo, o avião foi classificado como suspeito, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Após ser inteceptado, o piloto do Piper pousou em uma pista na cidade de Tuneiras, no Paraná, e incendiou o avião antes de fugir, evitando assim a chegada dos policiais.
A missao faz parte da Operação Ágata Conjunta Sul, inciada no dia 1 de julho. A manobra engloba os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e tem por objetivo o combate aos crimes transfronteiriços.
A ação é um trabalho interagêcias, coordenada pelo Ministério da Defesa, envolvendo ainda a Marinha do Brasil e Exército Brasileiro, bem como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a ABIN, o Ibama,dentre outros órgãos.
Por André Magalhães
Publicado em 04/07/2023, às 16h20
+lidas