Treinamento conjunto deverá promover encontro de caças F-15J do Japão e Su-30MKI da Índia em janeiro
A Índia e o Japão irão conduzir um exercício aéreo com caças F-15 e Su-30MKI perto de Tóquio. O anunciou foi feito pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês) e deverá ocorrer em janeiro.
Os termos para realizar uma manobra conjunta começou em setembro, durante o exercício Pitch Black 22, quando as autoridades militares dos dois países se encontraram e discutiram sobre um novo treinamento.
On Sep 6, Gen Izutsu, COS, #JASDF visited #IndianAirForce Su-30MKI unit during #PitchBlack22. He conveyed his welcome for the planned visit of IAF to have fighter exercise in Japan. JASDF will enhance training to strengthen #DefenceCooperation and exchanges with IAF. 🇯🇵🇮🇳 pic.twitter.com/detrr2oXBF
— Japan Air Self-Defense Force (@JASDF_PAO_ENG) September 10, 2022
A JASDF irá operar seus caças Mitsubishi F-2 e F-15J, já a Índia deverá enviar os caças de fabricação russa Sukhoi Su-30 MKI. O execício deverá permitir que aviões "rivais" possam treinar manobras avançadas em conjunto, em um novo cenário da aviação militar.
O exercício aéreo conjunto irá ocorrer a partir da base aérea de Hyakuri, na província de Ibaraki.
As atividades militares entre países da Ásia se tornaram recorrentes diante das crescentes tensões com Pequim, que contesta áreas no Mar do Sul da China, assim como os treinamentos de países vizinhos, ao mesmo tempo que realiza constantes voos e testes de armamentos. Por outro lado, os países rivais da China ampliam suas manobras militares, em ações consideradas hostis por Pequim.
Por André Magalhães
Publicado em 30/12/2022, às 13h00
+lidas