Canadense Porter Airlines será a primeira operadora dos jatos E2 na América do Norte
Decolou na manhã de hoje (29), em São José dos Campos os dois primeiros E195-E2 entregues a Porter Airlines. A empresa canadense será a primeira operadora da segunda geração de aviões do fabricante brasileiro na América do Norte.
As aeronaves com matrículas C-GKQJ e C-GKQK cumprem respectivamente os voos de entregas PD9901 e PD9902, e seguem para Toronto, no Canadá, com uma escala no aeroporto internacional Grantley Adams, em Barbados.
A Porter Airlines possui encomenda para cem jatos da Embraer, sendo 50 pedidos firmes e outras cinquenta opções de compra, avaliada em US$ 7,3 bilhões (R$ 38,4 bilhões) a preço de tabela.
Os jatos E195-E2 da Porter Airlines estão configurados para até 132 passageiros, e serão utilizados nos novos serviços com saídas do aeroporto Pearson, em Toronto. As aeronaves permitirão a abertura de novas rotas no Canadá, como os primeiros voos da Porter para Vancouver, na costa Oeste canadense. Além da abertura de novas bases nos Estados Unidos, México e Caribe.
Durante a entrega oficial realizada na semana passada, Michael Deluce, presidente e CEO da Porter Airlines comentou sobre os novos jatos de sua frota. "O E195-E2 nos permite alcançar todo o continente, além do leste do Canadá, ao mesmo tempo em que apresenta uma qualidade de serviço aos passageiros de voos em classe econômica que nenhuma outra companhia aérea da América do Norte oferece".
Ainda segundo Michael Deluce, as duas primeiras aeronaves E195-E2 devem entrar em operação em fevereiro. As primeiras rotas dos novos jatos foram divulgadas no início de dezembro, e incluem voos com saídas de Toronto para Ottawa, Montreal, Vancouver e Halifax.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 29/12/2022, às 15h49
+lidas