AERO Magazine
Busca

Pouso de emergência

Caça furtivo do Japão faz pouso de emergência em aeroporto

Pista de aeroporto local ficou interditada até a retirada do F-35


Quando a frota estiver completa, o Japão será o segundo país com mais unidades do F-35A com 105 caças  | Foto: Divulgação

Um caça furtivo F-35A da Força de Auto Defesa do Japão (na sigla em inglês, Jasdf), fez um pouso de emergência, nesta quarta-feira (8), no aeroporto Hakodate, na cidade de Hokkaido, no norte do país.

Dois F-35 partiram da base aérea de Misawa, na região de Aomori, para um voo de rotina e em um determinado momento um dos caças apresentou uma pane não revelada, o que exigiu um pouso de emergência no aeroporto Hakodate. Mesmo fora da base, o pouso foi normal e o piloto não sofreu ferimentos e a aeronave não foi avariada.

A investigação já está em andamento para apurar as causas do ocorrido com o caça de 5º geração, operado pela Jasdf.

A pista do aeroporto ficou interditada até a reitrada do caça, que foi levado para um dos pátios do aeroporto doméstico. Entretanto, os militares japoneses já tiveram um ocorrido grave com outro caça do mesmo modelo, quando em 2019 um F-35 caiu no mar durante um treinamento, matando o piloto.

O Japão pretende ter uma frota de 105 caças F-35A, tornando-se o país com mais unidades deste modelo depois dos Estados Unidos. Além disso, o Japão planeja adquirir também a versão do F-35B, com capacidade Stovl (decolagem curta e pouso vertical), que serão empregados em seus navios porta-helicópteros. Ao todo serão 42 unidades do F-35B, elevando assim a frota total do modelo para 147 unidades. A expectativa é que até 2024 as duas versões dos caças já estejam plenamente operacionais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 10/12/2021, às 10h55 - Atualizado às 13h04


Mais Notícias