Operação de interceptação sobre o Mato Grosso do Sul contou a participação da Polícia Federal e de uma aeronave E-99
Dois A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um Piper PA-34 Seneca que transportava 465 quilos de drogas. Ação da FAB aconteceu na madrugada desse domingo (20), no Mato Grosso do Sul.
Ao ser interceptado pelos caças da força aérea, o piloto da aeronave obedeceu as ordens dos militares de mudança de rota e pousou no aeroporto de Campo Grande, onde a Polícia Federal cumpriu as Medidas de Controle de Solo e prendeu o piloto e apreendeu os entorpecentes.
Todavia, a ação da FAB também contou com a participação de um Embraer E-99, um avião de alerta aéreo antecipado que pode rastrear e distinguir a grandes distâncias alvos que sejam amigos ou inimigos.
Devido a isso o PA-34 já estava sendo rastreado desde sua decolagem pelas autoridades. A interceptação faz parte da medida de policiamento aéreo do espaço aéreo brasileiro de Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
A Policia Federal, com apoio da @fab_oficial, apreendeu na madrugada deste domingo (20/3) cerca de 465 kg de cocaína, que estavam sendo transportados em uma aeronave modelo PA-34 SENECA, em Campo Grande/MS. Saiba mais: https://t.co/X7xSlMMmMVpic.twitter.com/hF7wnwugqp
— Polícia Federal (@policiafederal) March 20, 2022
“Para o Comaer (Comando da Aeronáutica), realizar uma interceptação como esta, em período noturno, demonstra, mais uma vez, a prontidão e a operacionalidade da Força a qualquer hora do dia ou da noite”, publicou a FAB em nota oficial.
Em fevereiro, um outro PA-34 Seneca foi interceptado por dois A-29 da FAB na região do estado do Amazonas. O avião estava transportando 165 quilos de drogas.
Ao ser interceptado, o piloto optou por fazer um pouso forçado em um canavial na região de cidade de Presidente Figueiredo (AM). Os entorpecentes e aeronave foram apreendidas na ação que também contou com a Polícia Federal.
Por André Magalhães
Publicado em 21/03/2022, às 08h55
+lidas