V-22 Osprey transportava fuzileiros navais em treinamento militar da Otan na Noruega
Nessa sexta-feira (18), um MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, com quatro pessoas a bordo, caiu na Noruega durante um treinamento militar com forças aliadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Todos os quatro tripulantes do Osprey morreram na queda. A aeronave desapareceu por volta das 18h26 (horário local). O Osprey tinha como missão pousar em uma base na cidade de Bodø. A última posição registrada da aeronave norte-americana foi na região de Saltfjellet.
A Noruega iniciou uma operação de busca e resgate da aeronave e da tripualação por meio de um navio militar e um helicóptero. Contudo, as condições climáticas afertaram a missão.
“Devido às condições meteorológicas, não foi possível descer até ao local. A polícia e as equipes de resgate, incluindo moradores e a Cruz Vermelha, estavam a caminho da área”.
O MV-22 Osprey estava participando do exercício Cold Response 22, um treinamento militar que conta com a participação de 25 países aliados e parceiros da Otan.
Cold Response 22 has started in Norway. Around 200 aircraft and 30,000 allied troops are taking part in this Norwegian led Exercise 🇳🇴The addition of B-52s from Bomber Task Force 🇺🇸 highlights the dynamic capabilities NATO has at it's disposal
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) March 15, 2022
Read more: https://t.co/hVavHiessIpic.twitter.com/7mOYWYWBPQ
O Core 22 (como também é chamado) acontece nos meses de março e abril e tem a presença de 200 aeronaves e 30.000 soldados, além de meios terrestres e marítimos. O objetivo principal da missão deste exercício é o treino sob condições de clima frio.
Esta operação do lado ocidental acontece durante o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, que chega em sua terceira semana. O Core 22 também pode ser visto pelo lado russo como uma demonstração de força da Otan.
Atualizado dia 21 de maço, às 09h27
Por André Magalhães
Publicado em 19/03/2022, às 11h30
+lidas