O Tu-141 foi utilizado como drone de reconhecimento que coletava importantes dados dos inimigos
Um drone caiu aos arredores de Zagreb, capital da Croácia, na última sexta-feira (4/3), disseram autoridades do país. Boatos dão conta que a aeronave não tripulada (UAV, na sigla em inglês) poderia ser o Tu-141 – um drone de reconhecimento da era soviética.
Ainda de acordo com autoridades e mídia da Croácia, houve uma forte explosão, mas não foram relatados feridos.
Em imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver os destroços da aeronaves não tripulada.
O Conselho de Segurança Nacional da Croácia disse que o UAV entrou no espaço aéreo croata a uma velocidade de 700 km/h e uma altitude de 1.300 metros.
🇭🇷 Unidentified flying object crashing in the capital of Croatia. Object that fell looks like a part of an aircraft engine. Crater is 3m wide and 1m deep.#Zagreb#Croatiapic.twitter.com/ArxsNVKmEo
— Based 🇫🇮 (@Based_FIN) March 11, 2022
Se isso for comprovado a aeronave teria voando sobre a Romênia e Hungria e Cróacia (nações da Otan), o que pode significar que o UAV não fora identificado pela defesa aérea destes países. Outro ponto comentando, seriam que os russos teriam cortado a conexão com o UAV por meio de dispositivos de guerra eletrônica.
A procedência e modelo da aeronave ainda segue incerta. De acordo com o site War Zone, a Ucrânia ainda opera alguns Tu-141 que foram herdados da era soviética e, após a invasão russa na Crimeia em 2014, os ucranianos teriam atualizado o drone.
Também foram levantados boatos que os russos estariam utilizando alguns Tu-141 armazenados para testar as forças antiaéreas ucranianas, mas isso ainda segue não pode ser provado.
O Tu-141 ficou na ativa na época da extinta União Soviética entre os anos de 1970 e 1980. O drone é lançado por um caminhão lançador. O Tu-141 colhe importantes dados de forças inimigas e depois chega ao solo por meio de paraquedas.
Até o momento as autoridades da Ucrânia não se pronunciaram sobre a queda de um UAV em território croata. O mesmo acontece do lado russo que não se posicionou a respeito sobre este assunto.
Por André Magalhães
Publicado em 11/03/2022, às 09h30
+lidas