AERO Magazine
Busca

FAB e PF unidas

Caças da FAB fazem interceptação de avião com drogas no norte do país

Operação de combate ao tráfico de drogas aconteceu em conjunto com agentes da Polícia Federal


Aeronaves de pequeno porte fazem muitos voos ilegais na região amazônica - FAB
Aeronaves de pequeno porte fazem muitos voos ilegais na região amazônica - FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou neste sábado (19), na região amazônica, uma aeronave que fazia um tráfigo de entorpecentes. Dois A-29 Super Tucanos foram acionados para cumprir a interceptação de um PA-34 Seneca, que transportava 165 quilos de drogas e não constava plano de voo devidamente autorizado.

 Após a interceptação, o pequeno avião fez um pouso forçado em canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo (AM).

A ação também contou com um helicóptero H-60 Black Hawk que transportava agentes da Polícia Federal – as operações de combate ao tráfico aéreo de drogas são realizadas em parceria entre a FAB e a Polícia Federal.  Os agentes federais apreenderam os entorpecentes que estavam abandonados na aeronave.

O avião interceptado estava realizando uma rota comum para esse tipo de voo clandestino. Devido a isso, a medida de policiamento aéreo do espaço aéreo brasileiro de Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, foi colocada em prática.

A-29 Super Tucano
A-29 Super Tucano realizam um estratégico pepel no poliamento aérea nas fronterias do Brasil - FAB

"A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana", disse Sergio Roberto de Almeida, tenente-coronel da FAB e comandante de operações aeroespaciais.

Os pilotos reliazam voos a baixa altura para não serem identificdos pelos radares terrestres.No entanto, a FAB utiliza de recursos que combatem essa prática, como o prórpio voo de policiamento dos A-29 Super Tucano, ou então, o uso do avião-radar E-99, que tem uma maior precisão para a localização de voos ilegais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 20/02/2022, às 11h15


Mais Notícias