Em 2020, no auge da pandemia, a empresa havia anunciado que planejava cancelar o pedido
A Air Canada reverteu a decisão de cancelar o pedido para doze Airbus A220 e espera receber os seis primeiros em 2024, enquanto os demais serão entregues no ano seguinte.
A Air Canada havia anunciado em novembro de 2020, em meio a crise sanitária, que planejava cancelar o pedido junto a Airbus, alegando que naquele momento não havia condições de ampliar ou mesmo renovar sua frota.
Atualmente a empresa canadense opera 27 unidades do A220-300, mas com a retomada rápida do transporte aéreo poderá ampliar o total para até 45 aeronaves.
Durante a maior parte de 2020 as empresas aéreas de todo o mundo buscaram renegociar suas encomendas programadas para serem entregues no curto prazo. Naquele momento a incerteza do tempo que a pandemia levaria para ser superada causava uma série de temores nos executivos. Com quase a totalidade dos voos cancelados, com quase nenhuma geração de receita, as companhias aéreas buscavam garantir sua sobrevivência no curto prazo com cancelamento de encomendas, aposentadoria antecipada de parte da frota e a demissão de centenas de funcionários.
Com a melhora no cenário mundial, especialmente em voos domésticos, as empresas como a Air Canada podem voltar a planejar o recebimento de novos aviões, permitindo não apenas ampliar a oferta de assentos, mas também atender aos novos requisitos ambientais que começam a vigorar em grande parte dos países.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/02/2022, às 15h40
+lidas