AERO Magazine
Busca

Possível revés

Caça F-35 pode voltar em cena para equipar Força Aérea da Alemanha

Aeronave foi descartada em 2019, pois acreditava-se que a compra poderia atrapalhar desenvolvimento de futuro caça europeu


Caça dos EUA está obtendo muitas vendas no mercado internacional e esse fator pode pesar a favor  | Foto: Divulgação

A Alemanha pode estar reconsiderando a compra de unidades do caça furtivo Lockheed Martin F-35A. O país europeu precisa de uma nova aeronave que possa substituir a antiga frota dos caças Panavia Tornado IDR/ EDR.

Em 2019, o governo alemão descartou o norte-americano de 5º geração, pois acreditava que a compra do avião poderia atrapalhar de alguma forma o desenvolvimento do FCAS: futuro avião de combate de próxima geração (projeto franco-alemão).

Entretanto, o presente momento pede uma aeronave que possa cumprir as missões dos veteranos Tornados. Uma das soluções seria um Eurofighter Typhoon exclusivo para missões de guerra eletrônica, mas a demora do desenvolvimento é um fator negativo.

Uma solução, em parte, é a aquisição em andamento de 34 caças F/A-18 E/F Super Hornet e EA/18G Growler (versão para combate eletrônico). Todavia, o Super Hornet e o Growler não atendem à demanda para transporte e uso de armas nucleares da Otan, sendo algo necessário já Alemanha é um membro da aliança militar.

Neste quesito o F-35 se destaca, tendo em vista que o caça já está em avançada certificação para o uso de bombas B-61, que podem conter ogivas nucleares.

Entretanto, não há confirmação oficial da volta do F-35 e isso ainda pode levar um tempo. Atualmente, a força aérea alemã está nos trâmites para receber mais unidades do Eurofighter Typhoon e dos estadunidenses Super Hornet e Growler.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 07/02/2022, às 12h50 - Atualizado às 19h22


Mais Notícias