Ensaio permitiu o F-22 transportar 28 mísseis e disparar todos com sucesso
Um caça F-22 Raptor quebrou o recorde do número de mísseis ar-ar carregados e disparados com sucesso. Ao todo foram transportados 28 mísseis, avaliados em mais de US$ 14 milhões, que foram empregados durante o Programa de Avaliação do Sistema de Armas, realizado na base aérea de Tyndall, na Flórida.
Além do teste com os mísseis, também foi realizado disparado do canhão rotativo Gatling de 20 mm e seis canos, bem como M61A2 Vulcan.
O ensaio demonstrou a capacidade de fogo do F-22 Raptor, o primeiro caça de quinta geração operacional do mundo e ainda o mais poderoso do arsenal da força aérea dos Estados Unidos.
O caça representa um alto valor estratégico para a USAF, tanto que nunca foi cogitado sua exportação para nenhuma outra nação e uma grande atualização está planejada.
“Como a 1ª Ala de Caça, já mantemos esses altos padrões, mas mesmo para nós, 28 mísseis ar-ar são inéditos, e é um recorde por um motivo”, disse Edgar Baez-Lopez, saregnto da USAF.
Por ser um avião stealth (invisível aos radares), os armamentos são usualmente transportados em baías internas e com isso a assinatura radar da aeronave é consideravelmente reduzida. Porém, o F-22 conta com pontos duros sob as asas, usados especialmente para instalação de tanques suplementares, usados em missões de translado ou patrulha de grande duração.
Por André Magalhães
Publicado em 13/10/2022, às 08h45