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Primeira missão

Novo C-30 da FAB leva militares e carga para o Chile

Transporte logístico da FAB para a operação Salitre foi realizado pelo novo Airbus C-30 que voou até o Chile com militares e carga


A FAB argumentou que os novos C-30 permite ampliar o alcance e capacidade logística - FAB
A FAB argumentou que os novos C-30 permite ampliar o alcance e capacidade logística - FAB

O novo C-30 (FAB 2901) da Força Aérea Brasileira realizou sua primeira missão de transporte para uma atividade operacional e no exterior. O avião levou 59 militares e 18 toneladas de cargas para a base aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no norte do Chile.

A misão logística visou atender as necessidades operacionais da FAB durante o exercício aéreo Salitre IV.

Segundo a FAB, o C-30 enfrentou tempo adverso e ventos fortes durante a travessia da Cordilheira dos Andes até o deserto do Atacama, onde fica a base aérea.

"A rota que fizemos demanda bastante planejamento, principalmente na questão meteorológica. A Cordilheira dos Andes é uma das maiores cadeias montanhosas do mundo, e a grande elevação provoca certas condições de turbulência por conta dos intensos ventos. Então, verificamos se esse tipo de vento e essas condições não iriam afetar a segurança do voo", disse Lucas Braga, piloto do Esquadrão 2º/2º GT, que opera o C-30.

A missão brasileira ainda é composta por seis F-5EM e um KC-390 Millennium, que transferiu em voo cerca de 14 toneladas de combustível para os caças.

Revo dos F-5E pelo KC-390
KC-390 transferiu combustível em voo para os caças F-5 durante translado para o Chile — FAB

A operação Salitre conta com a participação operacional do Chile e Argentina, já os Estados Unidos, Uruguai e México participam com presentantes, mas sem aeronaves.

A Salitre teve sua última edição em 2014, enquanto sua primeira edição ocorreu em 2004, e desde o início é um exercício focado nas operações da aviação de caça entre países aliados, sobre tudo os vizinhos.

Saiba Mais...

A FAB planeja receber em breve o seu segundo C-30 (FAB 2902). O avião nos Estados Unidos, passando por um processo do contrato de aceitação formalizado pela Comissão de Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).

A aeronave deve chegar ao Rio de Janeiro ainda em outrubro e, assim como o FAB 2901, será operado pelo Esquadrão Corsário.

Vale ressaltar que ambos aviões deverão passar pela conversão para o padrão Multi Role Tanker Transport (MRTT). Quando este processo estiver concluído os aviões serão designados formalmente como KC-30 e poderão fazer missões de reabastecimento em voo,  apoio logístico, ações humanitárias e missões de evacuação aeromédica, dentre outras. Os C-30 são também as maiores aeronaves já operadas pela Força Aérea Brasileira.

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Por André Magalhães
Publicado em 12/10/2022, às 13h20


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