Etanol poderá ser convertido em combustível de aviação sustentável, por intermédio de uma nova tecnologia
A multinacional norte-americana Honeywell anunciou uma nova tecnologia para a produção de combustível de aviação sustentável a partir do etanol, também conhecido como ethanol-to-jet fuel (ETJ).
Ela utiliza catalisadores de alta performance com capacidade de gerenciamento de calor para maximizar a eficiência produtiva, resultando em um combustível de aviação de baixa intensidade de carbono com excelente custo-benefício.
Dependendo do tipo de etanol usado como matéria-prima, o ETJ produzido pela tecnologia da empresa pode reduzir emissões de gases do efeito estufa em 80%, tendo em base um ciclo de vida total, em comparação com o combustível de aviação de origem fóssil.
Com o crescimento da demanda pelo chamado SAF, a indústria da aviação tem encontrado desafios diante da oferta limitada de matérias-primas para a fabricação deste biocombustível, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos de dejeto.
Opção vantajosa, o etanol é uma matéria-prima de ampla disponibilidade e economicamente viável, e a solução desenvolvida pela Honeywell pode ter uso imediato para a conversão de etanol de milho, celulose ou cana-de-açúcar em SAF.
A empresa crê que a nova tecnologia tem grande potencial no Brasil, o segundo maior produtor mundial de etanol do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. De acordo com dados do Ministério da Economia, somente no primeiro semestre deste ano, as usinas brasileiras exportaram mais de 904 milhões de litros de etanol a outros países. A disponibilidade do combustível integra o estoque de biomassa brasileiro para a produção de biocombustíveis, tido como o maior do mundo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/10/2022, às 18h08
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