Plano carbono zero já é adotado por fabricantes e companhias aéreas e agora recebeu adesão da Icao
Os países integrantes da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) adotaram um plano para eliminar as emissões de CO2 na atmosfera até 2050, durante a assembleia da agência, na última semana.
Apesar do setor aéreo já estar promovendo o uso de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF), já usado em mais de 400 mil voos comerciais, ele não havia se comprometido de forma enfática para as metas de redução das emissões. Os países adotaram a chamada Meta Aspiracional Global Coletiva (Ltag), de longo prazo.
A Icao concordou também em atuar com as empresas aéreas para o uso do programa de compensação de redução de carbono na aviação internacional, quando, por exemplo, passageiros e empresas podem comprar créditos de carbono de florestas para equivaler as emissões geradas pelos voos.
Segundo, Juan Carlos Salazar, secretário-geral da agência, os países já alcançaram um progresso diplomático relevante na assembleia sobre o futuro da sustentabilidade na aviação e no sistema de transporte.
Marcel Cardoso
Publicado em 11/10/2022, às 05h48
+lidas