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"Voando baixo"

Empresas desenvolvem planador com emissão zero de carbono

Planador marinho com emissão zero de carbono está sendo desenvolvido pela Regent, em parceria com a Siemens


Aeronave pode atingir até pouco mais de 290 km/h - Regent/Divulgação
Aeronave pode atingir até pouco mais de 290 km/h - Regent/Divulgação

A norte-americana Regent e a Siemens estão desenvolvendo um “seaglider'', um planador marinho, com emissão zero de carbono. 

Fundador e cofundador da Regent
Mike Klinker, CTO, e Billy Thalheimer, CEO da Regent, ao lado do Viceroy - Foto: Divulgação.


Hoje (6), o fabricante anunciou a adoção do portfólio Siemens Xcelerator de software e serviços baseados na nuvem para ajudar a criar a nova categoria de veículo de alta velocidade e que voa exclusivamente logo acima da superfície da água para reduzir consideravelmente o tempo e o custo do transporte de pessoas e mercadorias entre cidades costeiras.

Com 40% da população mundial vivendo em comunidades costeiras, estes seagliders elétricos serão os primeiros veículos deste segmento a oferecer maior segurança, baixo custo, alta velocidade e zero emissão, segundo a Regent. Os clientes de lançamento incluem operadoras da aviação, de balsas e do setor de logística.

A ideia da Regent é trazer um novo veículo revolucionário para o mercado de transporte com o potencial de mudar a forma como as pessoas e as cargas são transportadas sobre a água”, disse Mike Klinker, diretor de tecnologia e cofundador do fabricante.

O planador marinho é um veículo totalmente elétrico que voa exclusivamente acima da superfície da água (efeito WIG - wing-in-ground), percorrendo o mar de três maneiras: flutuando quando está perto do cais, deslizando em seus hidrofólios a até 40 nós (74 km/h) ao entrar e sair do porto, ou voando acima das ondas a 160 nós (296 km/h) enquanto navega rumo ao seu destino.

A aeronave, chamada de Viceroy, terá capacidade para até 12 passageiros e poderá operar rotas de até 180 milhas (290 km) com a tecnologia de bateria atual e rotas de até 500 milhas (805 km) com baterias da próxima geração, tudo por meio da infraestrutura atual no cais. Além disso, sua operação como veículo WIG acima da superfície da água permite testes e certificações marítimas. Este é um caminho eficiente para começar a operação comercial. 

O seaglider voa a poucos metros acima da superfície da água sobre uma “almofada de ar”, devido ao efeito WIG, combinando alta velocidade e conforto de um avião com o baixo custo operacional de um veículo elétrico. Os seagliders diferem dos veículos WIG anteriores devido aos seus hidrofólios, propulsão elétrica distribuída e controles aeroespaciais do tipo fly-by-wire. Esses elementos permitem operações seguras no porto, maior tolerância às ondas e uma experiência confortável para os passageiros.

A revolução da mobilidade e eletrificação continua em um ritmo empolgante em todo o espectro do setor, mas não é sempre que esses dois elementos são combinados a um projeto tão inovador para tratar de um desafio específico como esse enfrentado pelas comunidades costeiras do mundo todo”, disse Dale Tutt, vice-presidente de estratégia da indústria da Siemens Digital Industries Software. “Nosso portfólio Xcelerator as a Service é fundamental para ajudá-los a atingir esse objetivo de forma mais rápida”.

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Marcel Cardoso
Publicado em 06/09/2022, às 13h51


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